Você precisa conhecer: o trabalho de Mica Levi

mica.jpg

Mica Levi ou “Micachu”como também é conhecida é uma cantora e compositora britânica responsável por incríveis trilhas sonoras como a de Jackie, seu trabalho mais recente.

Filha de dois músicos ela teve contato com a musica ainda pequena, com quatro anos de idade já tinha começado a escrever e tocar. Micachu tem um banda pop experimental chamada Mica and the Shapes que já tem quatro álbuns lançados

Mas foi trabalhando em trilha sonoras de filmes que Mica chamou mais atenção, com seu estilo experimental e único ela fez da trilha sonora de Under The Skin(2013) e Jackie(2016) serem marcantes e inesquecíveis. Seu primeiro trabalho no cinema foi em Under The Skin, com sua estreia Mica foi amplamente aclama sendo indicada a vários premios como Prêmio BAFTA 2015 de Melhor Música de Cinema e vencendo o   Prêmios do Cinema Europeu de 2014. Seu trabalho ganhou destaque por ir além dos limites de desing de som, um filme que é dirigido pela sua musica Mica consegue criar uma atmosfera inesquecível .

Eu não ouvi muitas outras trilhas sonoras enquanto eu estava escrevendo ( para Under the Skin); Eu estava preocupado em ser poroso. Muitas das influências vieram de direções bastante visuais ou de música do século 20 que eu cortara os dentes no Guildhall: Giacinto Scelsi, Iannis Xenakis e John Cage … esses grandes compositores que mudam de música. Mas também tirei muita inspiração da música de strip-club e dança eufórica também.” – Mica Levi para o The Guardian

Em 2016 ela volta para o mundo das trilhas sonoras para o novo filme de Pablo Larrain Jackie, e mais uma vez sua composição altamente elogiada e reconhecida levando ela a ser indicada ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original de 2017, Mica foi a terceira mulher a ser indicada essa categoria.

Em Jackie a obra de Mica consegue passar todo o luto e confusão que a mulher de J.F.Kennedy passa após o assassinato de seu marido. O filme contém muitos momentos emocionantes e introspectivos e sua trilha consegue dizer para o expectador o que a personagem interpretada por Natalie Portman não conseguia colocar para fora, algumas vezes também chega a ser quase como uma “assombração” que anda junto com Jackie.

As musicas de Mica para os filmes são quase que experiencias sensoriais, são composições com alto teor narrativo, que consegue passar o que o personagem está sentindo através de sons experimentais, suas musicas criam uma atmosfera intensa que carrega o espectador para dentro do sentimento visto na tela. Não sabemos qual será o próximo trabalho da compositora mas pelos seus trabalhos posteriores e reconhecimento merecido já é de se imaginar o tamanho dos projetos em que ela irá trabalhar.

-Letícia Ferreira

Links relacionados:

http://www.indiewire.com/2016/11/jackie-soundtrack-stream-mica-levi-natalie-portman-1201748707/

http://www.indiewire.com/2014/11/mica-levi-on-why-composing-under-the-skin-was-really-mental-190232/

http://pitchfork.com/reviews/albums/22677-jackie-ost/

https://www.theguardian.com/music/2014/mar/15/mica-levi-under-the-skin-soundtrack

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s